Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

sábado, 2 de julho de 2011

São João del-Rei: o Sudeste é aqui

Ministério da Saúde aprova projeto do Movimento Gay da Região das Vertentes
e São João del-Rei vai sediar evento na região Sudeste do Brasil


Carlos Bem quer políticas para juventude
O Ministério da Saúde publicou através do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais na última sexta-feira, o resultado do edital para chamada de projetos de eventos para o ano de 2011. São João del-Rei obteve sucesso através de um projeto do Movimento Gay da Região das Vertentes (MGRV) e vai sediar um encontro com a participação de ativistas dos estados da região Sudeste do Brasil.

O edital tinha por objetivo selecionar projetos de abrangência nacional e regional – este deveria contemplar pelo menos três estados na região Sudeste. O projeto enviado pelo MGRV e aprovado tem por objetivo realizar um encontro de jovens gays e homens que fazem sexo com outros homens da região Sudeste para discutir as políticas de prevenção da Aids e outras DST focadas nessa população e ajudar o poder público a aperfeiçoá-las. Cerca de 50 lideranças jovens das ONGs gays de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo deverão se encontrar em breve em São João del-Rei, além de lideranças jovens do movimento estudantil local.

Dados do Ministério da Saúde apontam que os jovens gays são um dos grupos onde a doença tem crescido progressivamente no Brasil. Para o coordenador do MGRV, Carlos Bem, é preciso comprometimento das lideranças jovens e do poder público para conter o avanço da epidemia. “O poder público ignora a juventude e sua forma de ver o mundo, de se comunicar. As ações de prevenção da Aids são um atraso. Não refletem nossa realidade e a mensagem não mobiliza os jovens a cuidarem de si mesmos” afirma Bem. Outro ponto destacado pelo ativista é o fator social a que o jovem gay está inserido. “Ignorar que a homofobia é fator estruturante da vulnerabilidade é empurrar os gays para a infecção pelo vírus da Aids. Poucos programas de Aids tem ações de combate a homofobia. Poucas prefeituras estão comprometidas ou possuem planos municipais de enfrentamento da epidemia ou políticas de direitos humanos. Isso contribui muito para o aumento dos dados epidemiológicos” completa Carlos Bem.

O Movimento Gay da Região das Vertentes comemorou a aprovação do projeto pioneiro por colocar São João del-Rei como referência em toda a região sudeste do Brasil no comprometimento em dar respostas à epidemia de Aids. “Agora nossa expectativa é que a prefeitura modernize seu programa e atenda nossas reivindicações. Que a nossa prefeitura acorde pra realidade e desenvolva políticas públicas para a juventude, incluindo todas as diversidades” conclui Carlos Bem.

O Encontro Sudeste de Jovens gays de HSH está previsto para acontecer no mês de junho. O resultado do edital do Ministério da Saúde pode ser conferido no site:http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos_campanhas/resultado_eventos2011.pdf  - mais informações pelo telefone (32)8806-0341 ou pelo e-mail: mgvsjdr@yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Composição por WordPress Themes | Designer por Pixels Design - LINK de Ideias |